sábado, 26 de setembro de 2009

Uma canção inédita de Dolores Duran

Alaíde Costa
Partitura da Música Desconhecida, atribuida a Dolores Duran

Quando o coração irrequieto de Dolores Duran parou de bater, há meio século, em 23 de outubro de 1959, a cantora e compositora estava no auge da carreira. Nos dois últimos anos de vida, compusera as suas músicas mais marcantes como Castigo, A Noite do Meu Bem, Olha o Tempo Passando e Estrada do Sol. Deixou, aos 29, uma obra consolidada e comovente. Nesse período, teria feito uma canção triste e singela, bem a seu estilo, nunca gravada, sequer batizada, mas que ficou na memória da principiante Alaíde Costa Silveira Mondin Gomide. Com voz muito suave, Alaíde chamara, naquele final dos anos 50, a atenção do exigente João Gilberto pelo modo diferente como interpretava. Ela conta que aprendeu a música, na Rádio Nacional, com o coautor, Édison Reis de França, o Edinho, fundador do Trio Irakitan. Dolores morreria em seguida. Edinho suicidou-se em Copacabana, em 1965. Alaíde passaria os anos a assoviar e cantarolar a Música Desconhecida, como ficou para ela conhecida aquela canção atribuída a Dolores Duran e a Édison França. Na semana passada, por telefone, Alaíde nos sussurrou a tal música, cuja letra diz:

"Está fazendo tanto tempo
Que eu até nem sei contar
Eu só sei que estou tão triste
E não canso de chorar
Eu só sei que esta saudade
Nunca vai me deixar
As palavras dos momentos
Não consigo nem lembrar
Só me lembro dos teus olhos
E não canso de chorar"

Alaíde Costa desembarca no Rio esta semana para um espetáculo em homenagem a Dolores Duran, no próximo dia 1 de outubro, às 18h45, no Teatro Gonzaguinha, com participação especial do maestro Gilson Peranzzetta, orgulho de Brás de Pina, do Rio de Janeiro e do Brasil. Ela diz que vai aproveitar a oportunidade para apresentar em primeira mão ao público carioca a Música Desconhecida.
- Queria muito gravar essa canção, mas há problemas de direitos autorais e não tenho contato com as famílias de Dolores e de Edinho. Preciso das autorizações. Na verdade, só a cantei em público uma vez, há muitos anos, de surpresa, em Araraquara, São Paulo, durante um show organizado pelo escritor e jornalista Sérgio Cabral, que se chamava Boteco do Cabral. Ela não tem título e estou pensando em lhe dar um nome, porque acho que isso posso fazer - revela.
Às vésperas de completar 74 anos, 52 de carreira, Alaíde Costa é considerada uma das mais importantes intérpretes da Bossa Nova. A suavidade do canto seduziu João Gilberto, em 1958, antes mesmo de ele gravar a memorável Chega de Saudade, de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes. Ela lembra do começo do movimento:
- O João me viu e ouviu cantar na Odeon. Ele adorou, mas não veio falar comigo. Chamou o produtor Aloísio de Oliveira e pediu que me convidasse para as reuniões nos apartamentos da Zona Sul do Rio, onde começava a se discutir uma proposta diferente para a música popular brasileira. Havia reuniões no apartamento da Nara Leão, mas também em muitos outros. A primeira reunião em que fui, em 1958, por exemplo, foi no apartamento do pianista Bené Nunes, na Rua Duque Estrada, na Gávea. Tinha ainda o apartamento da mãe do Nelson Motta (Maria Cecília Britto Motta), o da família do Maurício Maestro, o apartamentão do fotógrafo Chico Pereira, no Lido. O João foi fundamental na minha carreira, mas faz muitos anos que não o vejo nem falo com ele.
Alaíde Costa também é compositora e ensaia as canções no piano Delarue, que ganhou do poeta Vinicius de Moares, em 1960, depois de tentar, sem sucesso, pagá-lo a prestações. No começo, o piano tinha tom de cereja. Depois de muitas reformas, decidiu escurecê-lo. Está mais clássico.
- O arranjador e compositor Moacir Santos era muito amigo do Vinicius, que se preparava para viajar para os Estados Unidos. O poeta queria vender o piano e o Moacir achava que eu deveria ter um. Ele intermediou o negócio, mas eu nunca tinha dinheiro para pagar as prestações. Sempre que encontrava com Vinicius, arrumava uma desculpa. Um dia ele me disse: "Alaíde, pare de falar do diabo do piano e fique com ele pra você!"
É no piano presenteado por Vinicius que Alaíde se inspira e se exercita. "Tenho muita coisa inédita, muito trabalho pela frente". Alaíde Costa já gravou discos com Peranzetta, João Carlos Assis Brasil e Milton Nascimento. Começou em programas de calouros infantis, como Sequência G3 (Rádio Tupi) e Arraia miúda (Rádio Nacional), apresentado pelo ator Paulo Gracindo. Tinha 13 anos. No início da década de 1950, ousou cantar no programa Calouros em Desfile, de Ary Barroso, e conquistou a nota máxima. Estourou com a Bossa Nova e consolidou uma carreira internacional. O maior sucesso foi Onde está você? (1964), de Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini. Em 2003, apresentou-se, com Johnny Alf, no London Jazz Festival, realizado no Queen Elizabeth Hall, em Londres. Em 2005, foi contemplada com o Prêmio Rival Petrobras da Música, como a melhor cantora do país naquele ano. Ainda em 2005, participou, em Paris, ao lado de Elza Soares e Jair Rodrigues, do show Brasil Brasileiro, que encerrou o Ano do Brasil na França.
- Canto músicas que me tocam. Não identifico influências em minhas composições, mas, como cantora, adorava uma chamada Neusa Maria, que se apresentava na Rádio Nacional. Não sei que fim levou, mas era excepcional. Não canto necessariamente bossa nova, mas a minha voz combina com ela. O meu nome ficou ligada ao movimento, porque o João insistia que tinha uma maneira diferente de cantar. E o João, com aquele jeito dele, você sabe!
Neusa Maria, principal influência de Alaíde Costa, é o nome artístico de Vasiliki Purchio, filha de uma família italiana radicada em São Paulo. Começou a cantar aos 12 anos. A menina mereceu os epítetos de Rainha do Jingle e Voz Doçura do Brasil. Adotou o nome artístico de Neusa Maria por sugestão do radialista Abílio Caldas, já que o nome de batismo era muito difícil de se pronunciar. No Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, do pesquisador Ricardo Cravo Albin, não há informação sobre o paradeiro de Neusa Maria, que gravou o último dos seus 50 discos em 1959. Ela estaria agora com 81 anos.
Alaíde Costa, que trabalhou como empregada doméstica, é uma mulher elegante, caprichosa mas vive modestamente, no bairro Jardim Bonfiglioli, em São Paulo. Anda de ônibus para cima e para baixo. Até quando vai dar shows.
- E o que é que tem? Só não vou vestida, claro, pra não ficar toda amarrotada. Mas levo a roupa numa bolsa e vou de ônibus, de metrô, sem problema algum.
Cláudio Renato


14 comentários:

  1. Renato, rapaz...
    Tu estás ficando velho, abusado e cruel!
    Velho, porque não te pejas em falar de Dolores Duran, um monstro sagrado!
    Abusado, porque me vens falar de Neusa Maria. Sei quem é, duvido que tu saibas!
    Cruel, porque sabes que não poderei ir ao show dos grandes Alaíde Costa e Gilson Peranzzetta, para conferir essa raridade!

    Um abraço

    Graciano Filho - João Pessoa (PB)

    ResponderExcluir
  2. Do maestro Gilson Peranzetta:

    Claudio
    Muito bacana a matéria sobre a nossa preciosa Lalá
    Abração
    GP

    ResponderExcluir
  3. Fala, Crenato!!!! Não conhecia Alaíde pela voz, apenas pelo nome. Muito boa a história do piano do Vinicius, fiquei imaginando a cena... Emocionante sua forma de cantar, a interpretação... Sentimento puro! Olhos fechados o tempo todo e encolhendo os ombros no refrão, como se buscasse a voz no peito:

    "eu quero qualquer coisa verdadeira, uma lágrima, uma saudade..."

    Valeu, Crenato!!! Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso lembrar a doce Adiléia Silva da Rocha, a grande Dolores Duran. Como sempre seu textos estão na contramão de modismos! Em uma época em que predomina as "cantoras universitárias de vozes iguais da Zona Sul" ou esses clones de Ivete. Dolores que nasceu na saúde, mas era lá de Irajá merece ser recordada sempre! Para mostrar o que é uma grande cantora e compositora reconhecida por nomes como Ella Fitzgerald. Sobre Alaíde Costa seu vídeo diz tudo! Parabéns! Genial!

    ResponderExcluir
  5. FALA vARIGLOG!!!!!!!!!!!!!!

    Segundona taí de novo.

    So nao vai chorar

    ResponderExcluir
  6. COMENTÁRIO DA COMUNIDADE ALAÍDE COSTA, NO ORKUT

    Rogerio

    Cantora Song Book
    Há tempos Alaide começou a fazes show com repertório exclusivo de Tom JObim....daí pra fazer um show só com musicas de Vinícius foi um pulo....esse ano Alaide se dedicou a cantar musica de Johnny Alf e Dolores Duram.....o que é muito bom pois Alaide tem um olhar muito singular sobre a obras desses importantes compositores e não canta somente os sucessos.....procurar cantar canções belas,,,com dificil harmionia e que toque a alama dela e de quem assiste.......VIDA LONGA pra Alaide....

    ResponderExcluir
  7. Cláudio, não consigo postar do trabalho, mas você está autorizado a publicar em seu diário eletrônico o seguinte:

    Alaíde Costa é uma das pessoas mais dignas que existe na música brasileira, e dona de um talento tão grande, que chega a comover. Bom saber que os palcos ainda a recebem. Sinal de que ainda há saída, tem ainda um fio de esperança pra gente, que gosta de ouvir música brasileira da boa. Alaíde vai de ônibus para os shows. Pois eu digo: qualquer ônibus, com Alaíde Costa dentro, é uma carruagem. Alaíde é uma rainha. Que tal colocar um sonzinho no Diário? Seria legal ouvir Alaíde cantar...
    Peço sua permissão para reproduzir seu texto no nosso modesto diário eletrônico, Diário do Osmar Frazão (www.historiasdofrazao.com.br) , com esta informação exclusiva. Lá falamos de música brasileira também, não com o seu talento, claro...Um abraço fraterno, do amigo,

    Dagoberto Souto Maior.

    ResponderExcluir
  8. Primeiro que tudo, cada vez que vc visita meu blog, é uma alegria! Obrigada de coração.
    Minha mãe cantava Dolares Duran para mim. E também Nelson Gonçalves, as marchinhas de carnaval, os hinos dos times, Dalva e Herivelto ( adoro aquelas canções que os dois brigam com as palavras). Linda e Dircinha. Fala sobre elas um dia, as Batistas. carinhoso abraço. Eliane sem idade srsrsrsrsrsrsrrss

    ResponderExcluir
  9. Querido, não consigo postar aqui do meu trabalho. Então, aí vai!

    Para dizer a verdade, pouco conheço a história de Dolores Duran. Só que, lendo o seu texto, maravilhoso (como sempre), fiquei com mais vontade de saber a vida dessa figura ilustre da música brasileira. Mais uma vez, o Passavante influenciando minha pacata vidinha!

    Beijo grande

    Daniella Bottino

    ResponderExcluir
  10. Salve, Crenato!
    Fantástica história, mais um furo verdadeiro, uma notícia que vale a pena e nos faz melhores.
    Alaíde é fantástica, queria muito ir nesse show (e lembra que outro dia conversávamos sobre o Peranzetta? O show que vi dele com a Leny Andrade cantando Cartola e Nelson nunca me sairá da cabeça)...
    Imaginei agora um show que juntasse ela e a grande Áurea Martins (essa maravilha)...
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Querido amigo,

    É maravilhoso ter a oportunidade de ler tantas curiosidades desconhecidas (pelo menos para mim) num texto tão convidativo.

    Já tinha ouvido falar na Alaíde, mas nunca tinha tido o prazer de vê-la interpretar uma canção. E que interpretação! Uma música singela e profunda numa voz que expressa a alma da mulher. Sem dúvida, esses minutos de leitura valeram a pena!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  12. Hermano!

    Nada a acrescentar, além da torcida para que El Passavante não passe nunca e possamos continuar saboreando textos de tão preciosa lavra.

    Vida longa ao Blog e à majestosa MPB! (PS: você não tem como pôr um filtro para impedir o acesso de penetras como esse urubuzengo abútriko chamado Yan...?)

    ResponderExcluir
  13. PS 2 :

    quanto à letra inédita, singela e envolvente, parece um ímã à procura de melodia... mas poderia muito bem ser mais uma daquelas canções de fossa que infelizmente têm vasta clientela feminina, cantadas pela Adriana Calcanhoto - de quem gosto, tem marca registrada, mas parece premeditar os ataques comerciais à vasta legião dos corações solitários ou abandonados.

    ResponderExcluir
  14. A ótima cantora Neuza Maria, que foi do cast da rádio nacional, ainda vive, no bairro de Copacabana (RJ), e é comerciante.
    Atenciosamente,
    PAV

    ResponderExcluir