quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Exclusivo e alvissareiro: a nova marchinha carnavalesca de João Roberto Kelly!

id="BLOGGER_PHOTO_ID_5522175655890936626"
Do Jardim Botânico ao Rio Comprido, o chacoalhar do 438 nos embalava o
sono profundo, naquele fim de tarde de São Cosme e Damião, quando, no
meio da na avenida Paulo de Frontin, o celular estrilou uma surpresa
tão deliciosa quanto suspiro, peitinho de moça, pé de moleque e maria
mole:

- Alô, Cláudio Renato!

- Sim! Ele mesmo!

- É o Kelly, meu filho! Quanto tempo, caramba! Estou explodindo de
alegria, queria dividi-la com você! - dizia a voz exultante do maior
compositor de marchas carnavalescas do Brasil, ao lado dos saudosos
João de Barro, o Braguinha, Lamartine Babo e Oswaldo Nunes.

Colombina onde vai você? Eu vou dançar o iê, iê, iê....

Olha a cabeleira do Zezé, será que ele é?...

Mulata Bossa Nova, saiu no huly guly...e só dá ela...

A cabeça viaja para outros carnavais com João Roberto Kelly.

- Kelly, que prazer, por onde...?

- Seguinte: no próximo dia 14 de outubro, anota aí, 14 de outubro, às
19h, no Bola Preta, vou lançar a minha nova marchinha de carnaval,
depois de muitos e muitos anos! Sabe onde é o Bola Preta agora, né? Na
Rua da Relação com a Lavradio. Quero o amigo lá pra uma cervejinha! Tô
dando essa notícia a você, em primeira mão! Vamos colocar
um clipe no You Tube. Eu não sei nem direito o que é e-mail, mas a
minha mulher (Maria Helena Arduini) sabe tudo de computador, Internet,
Orkut!

- Claro, Kelly! Claro! Há quanto tempo você não fazia
marchinha?...Desde a Cabeleira do Zezé!

- Também não é assim, Renato! (risos).

- Vou, mestre! Vou sim!

- Quer ouvir? Olha só... - a marcha é introduzida pelo menino de 72
anos, imitando, com a boca, os instrumentos imaginários de sopro e
percussão - Tumtururutumtum....Paparararatá..."Tá com vontade de fazer
xixi/Não faz aqui/Não faz aqui/Nosso bloco, a gente vê/É cheiroso, é
maneiro/Lugar de mijão é no banheiro!" Tumturururumrum...

- Kelly, vamos fazer o seguinte... Estou chegando em casa. Vamos nos
falar, ainda hoje, porque tenho perguntas a lhe fazer. Posso mandar
e-mail?

- Manda pra minha mulher. Vou ficar do lado dela, respondo o que você quiser.

As respostas e um novo telefonema chegaram na tarde seguinte. Com o clipe junto para que pudéssemos conhecer, em primeira mão, o que se espera ser sucesso no carnaval de 2011

Passavante - Quer dizer que você volta a compor marchinha de carnaval
e vai apresentá-la, pela primeira vez, no Bola Preta, na sede do bloco
de carnaval mais animado e tradicional do Rio?


João Roberto Kelly - Exatamente. O Bola Preta está oferecendo me uma
festa, o que muito me honra!

P - O que lhe inspirou a compor a nova marchinha? É possível antecipar que será um
sucesso com a marca registrada de João Roberto Kelly?


JRK - Foram os "mijões" do último carnaval. Eles não tinham paciência,
nem lugar e descarregavam o "combustível" nas paredes, nas calçada, em
qualquer canto. O nome é Marcha do Xixi. Sucesso não tem garantia. A
gente faz a marchinha e tem fé que vai colar.

P - Ora,
Kelly, seja sincero. Vai dizer que, apertado, nunca fez xixi na rua?

JRF - É pra ser sincero, né? Eu fiz sim. Mas não nesse carnaval que passou...

P - Você é considerado um dos maiores autores de marchinhas
carnavalescas, ao lado do Braguinha e Lamartine Babo. Quantas foram?

JRK - Mais de 50. Mas nem todas tiveram o êxito de Cabeleira do Zezé,
de Mulata Bossa Nova, de Maria Sapatão, de Bota a Camisinha, de Paz e
Amor
, de Colombina e tantos outros sucessos que fiz. No total, foram
cerca de 300 músicas populares, entre as quais trilhas de programas de TV e
peças de teatro.

P - Braguinha é a sua maior inspiração?

JRK - Braguinha é um dos maiores autores da música popular brasileira.
Ao lado de Lamartine e Haroldo Lobo, exerceu certa influência no meu
jeito de compor. Mais do que um amigo, fui um admirador de Braguinha.

P - Você, além de compositor, é pianista, com formação clássica. Por
que decidiu fazer marchinhas de carnaval?


JRK - Não decidi nada. Eu musicava grandes shows de televisão (Times
Square
, My Fair Show, Praça Onze). Certa madrugada, tomando chope num
bar em Copacabana vi um garçom cabeludo, todo moderninho para a época
(1963). Falei pra ele: se eu fosse desenhista, faria agora uma
caricatura sua; como sou compositor, vou fazer uma música. O ritmo
escolhido foi a marchinha. Nascia a Cabeleira do Zezé. Dali pra
frente...

P - O que você gosta de ouvir?

JRK - Gosto de música romântica, samba, bossa nova e jazz. Gosto muito
de tocar jazz no piano com amigos músicos. Fundamental, para mim, mais
do que duas ou três canções, é a obra inteira de Noel, Ary e Tom.

P - Quem é o (a) melhor intérprete de João Roberto Kelly?

JRK - Cantando os meus sambas, gosto muito da Elza Soares (Boato), da
Alcione (Mormaço) e do Emílio Santiago (Mistura). Nas marchinhas,
sempre fui premiado com as vozes de Emilinha Borba, João Goulart,
Dalva de Oliveira e com a genial irreverência do Chacrinha.

P - A marchinha é uma espécie em extinção na música popular?

JRK - Não. A marchinha está se renovando. Ao lado dos nossos eternos
sucessos de carnaval, surgiu uma garotada nova, buscando outros
caminhos para a marcha carnavalesca, o que acho muito saudável.

P - Quem é o seu herdeiro?

JRK - O meu herdeiro está no meio dessa garotada, dessa galera, muitos dos quais frequentam a Lapa.

P - Você é apaixonado por Copacabana.

JRK - Quando criança e adolescente, morei na Gamboa. Depois, vim para
Copacabana e não saí mais. Conheci aqui Dorival Caymmi, um gênio.
Conheci Valter Alfaiate. Que honra! A mesma honra que tenho em
continuar convivendo com Billy Blanco, Doris (Monteiro), Berta Loran e
Tito Madi, aqui no bairro.

P - Quantos discos você gravou na carreira?

JRK - Gravei mais de 30 LPs e CDs como pianista e cantor. Meu trabalho
atual está sendo lançado na festa do Bola Preta: um CD e um clipe com
a marchinha de 2011. São 46 anos de carnaval, 52 de carreira. Mas o
entusiasmo com este lançamento é o mesmo de antigamente.

11 comentários:

  1. Parabéns! JRK é um craque!
    Lembro de sua visita ao Meu Kantinho, emocionante.

    Esse João Roberto que é o maioral!

    ResponderExcluir
  2. Sucesso não tem garantia. Talvez seja essa a receita do inigualável Kelly, uma criança madura, que nos presenteou com tantas marchinhas inesquecíveis. E o bastidor da criação da "Cabeleira" é sensacional! Valeu, CR. Arrebentou! Nos vemos lá dia 14.

    forte abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Querido Cláudio, sempre 'te' leio. Mas falta coragem para escrever, analisar, textos geniais como os seus! Só que hoje não deu e resolvi capitular. A entrevista é ótima! Quase fiz xixi de tanto rir... Além disso, Kelly representa as matinês carnavalescas da minha infância :) Um beijo, Márcia Brasil

    ResponderExcluir
  4. Kelly é rei! Vou ver se apareço lá no novo Bola dia 14.
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Poucas coisas (muito poucas mesmo) são tão totalmente cariocas quanto as marchinhas, o Bola Preta e o João Roberto Kelly.
    Dia 14 vai ser “uma alegria infernal”...

    ResponderExcluir
  6. Muito bom conhecer mais sobre esse arquiteto da alegria, um dos mestres contemporaneos da alma e da irreverência cariocas. Cresci ouvindo e cantando as marchinhas do Kelly. Pero Vaz de Caminha, ao escrever para El-Rei, nem imaginava que seu texto estava incompleto. Deveria ter sido assim: "Nessa terra, em se plantando, tudo dá. Quanto à certidão auditiva desse povo, basta um mote, que ela nasce; chama-se marchinha. Não volto mais à terra de Camões, pois agora eu só quero brincar o carnaval nesse país mui generoso e próspero". Vivam, para sempre, as marchinhas e, em cada nota, viva, também, mais um imortal da Academia Popular de Música Brasileira, João Roberto Kelly.
    Bj.
    Daisy Nogueira

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Eu sou a Kinha do blog AMIGA DA MODA e também estou concorrendo ao prêmio TopBlog, na categoria variedades. Vim fazer uma proposta: “UM VOTO POR UM VOTO”. Eu voto em seu blog e vc no meu. Que tal a proposta?
    Gostei do se blog e estou te seguindo. Se gostar do meu, me siga também.
    Vou aguardar a sua visita.

    http://amigadamoda.blogspot.com

    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo

    Fiquei muito feliz com sua visita.
    Vim agradecer e retribuir o voto e a confiança. Acabo de votar em seu blog para o prêmio TopBlog, obrigada e BOA SORTE.

    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Oi Claudio. Adoro o kelly. Adorei o post. Já entrevistei e até participei de uns programas dele. Xiiiiii. Vou me entregar.
    Um talento. Merece todas as homenagens.
    bj da Eliane

    ResponderExcluir