segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Choros, chorinhos e chorões em 5 minutos

Pixinguinha (1897-1973), a alma do choro
É do desenhista, artista plástico e designer William Figueiredo Côgo, de 34 anos, a idéia supimpa de contar em um filme de curta metragem - com traços firmes, singelos e muito colorido - uma breve história do choro, único gênero musical genuinamente carioca. São cinco minutos de emoção, beleza, talento e simplicidade. Côgo conseguiu fazer um desenho animado surpreendentemente original: calçadas em pés de moleque, bolas de gude, pipas coloridas, sino de igreja, o luar alto, crianças pobres (provavelmente filhas de estivadores, operários, lavadeiras e quituteiras), mulata, pandeiro, viola, saxofone e muita alegria. Os cenários são pintados a mão. Um choro recorrente. Sem palavras.

Para realizar Alma carioca, um choro de menino, Côgo se inspirou nos traços do caricaturista José Carlos de Brito e Cunha, o J.Carlos (1884-1950). Foi a melhor oportunidade que o diretor e designer, também carioca, formado pela Escola de Belas Artes da UFRJ, encontrou para homenagear Pixinguinha, João da Bahiana e Donga - a santíssima trindade do chorinho - pais fundadores de Os Oito Batutas, o primeiro grupo a levar a música popular brasileira para o exterior. Foram para a Europa em janeiro de 1922 para uma curta apresentação. Acabaram ficando por lá meio ano.

O filmete retrata a história de um menino, morador da zona portuária do Rio, que, nos primeiros anos do século passado, se encanta com os chorinhos e os chorões originais da Pedra do Sal, na época da Tia Ciata e outras baianas fundamentais. A inspiração nos traços de J. Carlos é coerente. O cartunista, chargista e ilustrador retratava o Rio de Janeiro dos anos 1920, período em que o choro - gênero criado pelo flautista Joaquim Calado no fim do século 19 - deixava os salões e começava a conquistar definitivamente as ruas da cidade.


21 comentários:

  1. Cláudio Renato,

    Muito emocionante, muito comovente este vídeo. É um trabalho quem tem que circular muito. E a Internet está aí para isso. É uma homenagem ao maravilhoso povo do Rio de Janeiro, a Pixinguinha, a Donga, a João da Bahiana, a João Pernambuco, a Altamiro Carrilho, a Waldir Azevedo, a Joaquim Callado, a Chiquinha Gonzaga. Todos os chorões do mundo estão representandos nesse mundo de sonhos! É uma idéia aparentemente simples, mas extremamente original do jovem William Côgo, a quem não conhecia. Parabéns. Feliz Natal!

    Graciano Filho - João Pessoa (PB)

    ResponderExcluir
  2. Sensacional. De uma sensibilidade ímpar. Fico feliz em ver um artista como William Côgo debruçado sobre instituição tão bonita e longeva, como o chorinho, para descrevê-la com tamanha originalidade. A animação garante, numa só tacada, a perpetuação de um Rio de Pixinguinha, onde os bairros do Cais do Porto eram o berço da criação, cultiva a idéia de incentivo ao surgimento de novos talentos e a sua renovaçao. Excelente a idéia e a atmosfera que impregna a obra de William Côgo. Parabéns para ele e mais uma vez ao Cláudio Renato pela homenagem que faz a todos nós, amantes do samba e do chorinho, deste trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Primeiro, devo parabenizar a iniciativa de postar esse vídeo, mostrando assim uma outra forma de utilização do blog, divulgando obras de outros autores, e obras mais que merecidas. Quanto ao vídeo, ele é sensacional, meu Deus! Não conhecia esse trabalho, e achei fabuloso. A sensibilidade de Cogô em retratar a malemolência carioca cantada pelo seu hino: o choro.

    F.M.

    ResponderExcluir
  4. Lindo, lindo! Que pureza, que beleza, muito mais do que qualquer palavra!!!!

    Abraço, Crenato!
    P.S.: vamos marcar o 'tour de Copa' para o dia 29?!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Grande Cláudio!
    Conheço essa animação do projeto da Petrobrás, Curta na Escola (www.curtanaescola.com.br)o site tem verdadeiras pérolas. Tive a felicidade de apresentar aos meus alunos esse gênero musical, brasileiríssimo, que faz parte do cabedal de nossa rica cultura – faltou incluir entre os marcadores a palavra, educação.
    Saudações...

    ResponderExcluir
  6. William Figueiredo Côgo nos manda a simpática mensagem pelo Facebook:


    "Claudio, gostei muito do texto sobre o desenho, acho que foi o melhor comentário que li feito sobre ele. O blog é muito bom, com assuntos de altíssimo nível, o que me deixa mais orgulhoso de figurar nele. Grande abraço e obrigado mais uma vez pelo reconhecimento."

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana, Crenato! Lembrei daquela manhã de sábado, onde estávamos Eduardoc, Anézio, você e eu, sol a pino, bebendo aquela cerveja gelada no Morro da Conceição. E a animação ficou muito legal, pela pureza e sensibilidade do garoto em reconhecer no choro um sentimento novo para ele - até então.

    Sem falar que tinha um vascaíno no meio das crianças! Aí, ficou show de bola mesmo!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. COMENTÁRIO DO JORNALISTA ROGÉRIO IMBUZEIRO, O OURO PRETO:

    "Bruno Quintella, meu caro, so sorry but :

    o filminho aí é antigo, aquele vascaíno, assim que a cruz-de-malta caiu no ano passado, ele subiu de patente, virou tricolor... (e não vale replicar apelando para terceiras divisões e outras baixezas vis - o passado remoto não existe)

    Cláudio: obrigado pelo vídeo, pelos textos todos, pela oportunidade de enriquecimento, pelo Passa! Um maravilhoso 2010 pra você, companheiro!!! Abração, Rogério.

    ResponderExcluir
  9. Acho que a BR Distribuidora, a Petrobras, o BNDES deviam criar uma linha de financiamento exclusiva para iniciativas como essa. O nosso pobre cinema infelizmente só se preocupa com os festivais, o Oscar e se debruça sobre equivocadas produções acerca de PCCs, Comando Vermelhos, Bopes, Esquadrões da Morte. Filmes ruins, chatos, abjetos. Por que não investir em filiminhos educativos como esse, que contam a história do samba, do chorinho, dos grandes compositores, do povo???...Fico imaginando um filminho que falasse sobre a Revolta da Chibata e o nosso grande João Cândido, o Almirante Negro. O caminho é esse!

    Bom ano! Obrigado por este presentão de Natal!

    ResponderExcluir
  10. Imbuza, sois o cara! Sabei que todo visconde - e qualquer outro membro da nobreza futebolística - é tricolor, por conta da alta estirpe, do sangue azul, e da história recente.

    Porém, nós, os cruzmaltinos, meros plebeus arremessados aos porões da divisão underground, regressamos a duras penas ao reino ao qual vós, ó, senhor, vem a fazer parte - pela herança feudal desse regime aristocrata de divisões. Um reino dividido, entrecortado, pelas capitanias hereditárias arrematadas a cartoladas. Salve o futebol e sua tradição!

    Crenato, reflexão? Qual nada, filho! Vamos pro goró!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Agradeço por visitar e seguir ao Le Poete en Fleur.
    Este vídeo é de extrema sensibilidade!Lindo!
    Já o adicionei aos meus favoritos.
    Encantei-me com o choro,o Gullar e o Chico.

    Beijos e ótimo fds!

    Carol Sakurá

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela visita ao meu blog.
    =)
    Beijos e bom fim de ano!

    ResponderExcluir
  13. Espetacular. Adoro passar por aqui. Como diz o meu amado Rogérinho Imbuzeiro, o Passavante enriquece. E agradeço a ele ter me apresentado a vc e a este espaço em 2009. No passado remoto kssksksksk.
    Em 2010 estaremos juntos. Novos projetos, grandes textos, realizações, amigos sinceros e , e...$aúde de ferro! beijos

    ResponderExcluir
  14. O Choro é a cara do Rio pois e é exatamente como nosso povo. O choro pega tudo e "carioquisa". Já vi quase tudo tocado em choro, de clássicos a Beatles. O vídeo é lindíssimo e o texto também. O Passavante deveria ser uma revista ou algo assim. Queria poder carregá-lo embaixo do braço para ler em todos os cantos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Ola estou passeando aqui pelas paginas do seu blog, quando e c der faça uma visitinha ao meu espaço o Ecos (www.ecosdotelecoteco.blogspot.com) Forte abraço e muito sucesso para voce este ano...

    ResponderExcluir
  16. Oi Claudio. De férias? Estava apreciando a bela produção e direção de Dalva e Herivelto e sugiro para vc: resgata algumas histórias do rádio, resgata. Quem sabe as irmãs Batista? Vida de alegria, final super infeliz.
    bj Estou de volta também para mais um ano. Graças, Graças!

    ResponderExcluir
  17. Caro Cláudio,
    sempre que visito seu blog estou do lado do meu padrinho Anézio, que vive fazendo comentários por aqui.Mas hoje resolvi visitar seu blog por conta própria e não resisti em comentar esse video.Que coisinha mais bunitinha!!!Lembrei de quando eu era pequena e comecei a conhecer e gostar de samba e chorinho com meu padrinho.
    Passarei a visitar mais seu blog por conta própria,sempre me acrescenta alguma coisa.
    Beijos!

    ResponderExcluir