quarta-feira, 1 de julho de 2009

Paulo Coelho e o nosso "furo" digital







Na quinta-feira e na sexta-feira, 25 e 26 de junho de 2009, o "Jornal Nacional" e o "Bom Dia Brasil", da TV Globo, exibiram trechos de uma entrevista exclusiva com o médico e editor de livros iraniano Arashi Hejazi, que tentou socorrer Neda Aghan Soltan. Baleada no peito, a jovem mártir dos protestos da oposição ao governo de Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã reconduzido ao cargo por uma eleição supostamente fraudulenta, agonizou diante das câmeras. As imagens que circularam pela Internet abalaram o mundo, mas faltava alguém de carne e osso que tivesse presenciado aquelas cenas aterrorizantes para dar um testemunho convincente sobre a crise politica que tomou conta daquele país.

A imprensa estrangeira está proibida de trabalhar livremente no Irã. E o que se tinha, antes do depoimento de Arashi Hejazi, amigo do escritor brasileiro Paulo Coelho? As imagens na Internet, contestadas, como apócrifas, pelas autoridades iranianas. Qual jornalista americano, europeu ou asiático não gostaria de publicar, em primeira mão, testemunho tão importante? Produzimos esta entrevista sentados em frente a um dos computadores da redação da TV Globo, na rua Von Martius, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, sempre incentivados pelo editor-executivo do Bom Dia Brasil, Miguel Athayde.


Havia uma semana, Paulo Coelho escrevera, em correspondências nos sítios de relacionamento, que conhecia o médico que tentara socorrer Neda. Quase ninguém acreditou. Ouvimos muitos colegas dizerem que se tratava de mais um ardil publicitário do autor de "O Alquimista", que já vendeu mais de 100 milhões de livros, traduzidos para 67 idiomas em 150 países. Pode-se gostar ou não do Paulo Coelho. Confessamos que, do pouco que lemos, não gostamos. Mas é, no mínimo, imprevidente imaginar que, sob o risco de desmoralização internacional, ele fosse capaz de inventar uma história de tamanha repercussão para se promover e, por causa disso, praticamente ignorar-lhe o depoimento.

Os companheiros do "Bom Dia Brasil" discutiram em reunião de pauta - dois dias antes de a entrevista de Arashi Hejazi ser publicada, com exclusividade, pelo "Jornal Nacional" - sobre a possibilidade de se veicular uma entrevista com Paulo Coelho, que, até então, se recusara a dar detalhes sobre o médico, por questão óbvia de segurança. Hejazi ainda estava em território iraniano. Nosso objetivo inicial seria, então, conseguir um "audiotape" - uma conversa por telefone gravada - com o Paulo Coelho.

Como costumamos fazer, depois de oferecermos as pautas do Rio para o telejornal, saímos à sorrelfa e corremos para o computador. Digitamos no "google" a expressão "e-mail de Paulo Coelho". Imediatamente, apareceram duas opções: no sítio oficial do escritor e em outro, intitulado "Caminho de Santigo". Habilitamo-nos nas duas páginas e enviamos solicitações de contatos telefônicos do escritor para que ele pudesse comentar os graves distúrbios sociais em Teerã. Naquela tarde, os coordenadores dos sítios nos responderam. O "Caminho do Santiago" apenas resgistrava o recebimento da nossa mensagem eletrônica. Da página oficial de Paulo Coelho, uma senhora chamada Belina nos dizia que, naquele momento, o escritor nada comentaria sobre a crise no Irã, mas garantia que a mensagem chegaria ao destinatário. A moça dava uma informação importante: dizia que até às 14 horas do dia seguinte o tal médico deveria ter conseguido sair do Irã. Belina, acreditamos, é uma espécie de "gatekeeper", a pessoa responsável por selecionar, dentre os milhares de e-mails encaminhados diariamente, aqueles que chegarão efetivamente ao escritor. Agradecemos a atenção e a informação. E ficamos convencidos de que Paulo Coelho, cujos livros freqüentam a cabeceira do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e da pop star Madonna, estaria negociando a retirada do médico do território iraniano.

À noite, quando já nos preparávamos para dormir, recebemos e-mail do próprio Paulo Coelho. Ele alegava que, por questões éticas, não daria entrevista antes do médico, mas prometia que nos ajudaria a conseguir a cobiçada conversa com o homem que tentou salvar Neda. Era muito mais do que pediramos. Assim, quando chegamos à redação, às 8h30 de quinta-feira, contamos a história para o Miguel Athayde, que ficou eufórico. Participamos normalmente da reunião de pauta, que acaba às 10h45min. Miguel chegou a comentar com o correspondente da TV Globo em Londres, Marcos Losekann, sobre as nossas investidas do Brasil, mas o enviado, no primeiro momento, não acreditou muito na história. Por volta de 11h, ao checarmos a caixa de correspondência eletrônica, qual não foi nossa surpresa ao recebermos e-mail do Paulo Coelho com os telefones móvel e fixo do médico, já agora com nome e sobrenome: Arashi Hezaji!? Ficamos tão emocionados com aquela informação, que respondemos incontinenti: "Paulo Coelho, com todo respeito: você é o cara!". Imediatamente, passamos a informação para o Miguel Ahayde, que ligou, em seguida, para o Losekan com a novidade. Depois de percorrer mais de 80 quilômetros, de Londres a Oxford, Losekann entrevistou Arashi Hejazi. Simples, assim. Nunca foi tão fácil.
Claudio Renato
Para assistir à entrevista exclusiva do "Jornal Nacional" com o médico Arashi Hejazi, acesse http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/1,,MUL1208369-10406,00-ENTREVISTA+EXCLUSIVA+COM+MEDICO+IRANIANO.html

8 comentários:

  1. Sensacional!
    Claudio Renato, você é o cara!
    Abraço e boa sorte na empreitada!

    ResponderExcluir
  2. Crefer, tu é encardido, rapá. Vi essa matéria e, quando me dei conta de que não era agência, nem acreditei.
    Foda

    ResponderExcluir
  3. Meu caro, agora que vc é um blogueiro sabe da importância das mídias sociais nesse processo. Separei um blog (http://iranianriots.wordpress.com/) e a uma página no YouTube (http://www.youtube.com/user/iraniannews), cujo conteúdo foi censurado pela imprensa iraniana.
    grande abs
    Leo

    ResponderExcluir
  4. Boa, Claudio!
    O melhor de tudo é "Nunca foi tão fácil"... e até que foi, né? rs
    Boa sorte no blog! Vou acompanhar seu diário de produção.
    Abraço,
    Dudu

    ResponderExcluir
  5. Furo sensacional!
    Valeu pela perspicácia e pela ajuda do Mago.
    Parabéns, pai.

    ResponderExcluir
  6. faaaalaaaa deputado!!! muito bom, muito bom.... vou continuar visitando, pois o negócio muito interessa....

    abraços e parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  7. Cláudio, contrariando as expectativas você recebe milhares de "posts"
    isso é que é prestígio. visito milhares de blogs maravilhosos e só vejo posts em blogs de dramas pessoais etc. Parabéns!
    Cida

    ResponderExcluir
  8. Tirou onda, filho! Telefone + computador + ideia + tesão = furo de reportagem. Isso sem tirar a bunda da cadeira, só na malandragem, na lábia, no talento. E tem gente que não acreditou "muito" no primeiro momento...

    abração!!!

    ResponderExcluir