terça-feira, 14 de julho de 2009

Dormidinha, acordadinha...

"Menininha do meu coração
Eu só quero você
A três palmos do chão
Menininha, não cresça mais não
Fique pequenininha na minha canção
Senhorinha levada
Batendo palminha
Fingindo assustada
Do bicho-papão

Menininha, que graça é você
Uma coisinha assim
Começando a viver
Fique assim, meu amor
Sem crescer
Porque o mundo é ruim, é ruim
E você vai sofrer de repente
Uma desilusão
Porque a vida é somente
Teu bicho-papão

Fique assim, fique assim
Sempre assim
E se lembre de mim
Pelas coisas que eu dei
E também não se esqueça de mim
Quando você souber enfim
De tudo o que eu amei"

Valsa Para uma Menininha
(Vinícius de Moraes e Toquinho)
Bem-aventurados sejam Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi, Pixinguinha, Lupicínio Rodrigues, Luciano Gallet, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Noel Rosa, Zé Ketti, Chico Buarque, João Gilberto, Tom Jobim, Luiz Vieira, Cartola, Guilherme de Brito, Heitor dos Prazeres, Roberto e Erasmo Carlos, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Francis Hime, Raimundo Fagner, Ednardo, Milton Nascimento, Clementina de Jesus, Clara Nunes, Hervê Cordovil, Jane Duboc, Fátima Guedes, Martinho da Vila, Toquinho, Edu Lobo, Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Catulo da Paixão, Capinan, Gerônimo, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Guilherme Arantes, Egberto Gismonti, os cantadores das estradas vicinais do Nordeste, os pastoreiros do Sul, os caboclos da Amazônia e tantos, tantos outros artistas brasileiros, anônimos ou não, que ajudam a manter o arcabouço do cancioneiro tão singular, fundado na ternura do acalanto.
Abençoados sejam os franceses com sua berceuse e os anglo-saxões, com o lullaby.
Amém aos que entoam a lula, na Suécia; o kalebka, na Polônia: a cantilena na Itália; o wiegezang, na Alemanha; o lulle, na Dinamarca.
Benditos os que compõem as rurrupatas, no Chile, e as canciones de cuña, na Espanha e no resto da América Latina. E também os que sopraram vida ao lullen, na Holanda, e às cantigas de arrolar, em Portugal e na África, bem como ao mucuru, dos indígenas nhengatus.
Salve os compositores de liulkova piesen, na Bulgária; de kolybethnaia piecnh, na Rússia; de cantec de legan, na Romênia, e da komoriut, no Japão.
Aos que afugentam o bicho-papão, a bruxa, a cuca, o tutu marambá, o pavão misterioso, o boi- da-cara-preta e todos os demônios terríveis que povoam o universo imaginário das crianças nos quatro cantos do planeta, este texto é dedicado.
Louvadas sejam, enfim, todas as mães, todas as mulheres que embalam meninas e meninos e cantam cantigas para dormir e despertar gerações após gerações.
"Valsa para uma Menininha" - Toquinho & Vinicius

7 comentários:

  1. Caraca, CR!!!! Mais um texto lindo! E este, em especial, me deixou superemocionada. A minha mãe sempre me embalava com essa canções.Inclusive ela criou algumas com o meu nome e o nome do meu irmão que até hoje são motivos de boas lembranças lá em casa.
    Se um dia eu tiver um filho, vou fazer a mesma coisa. Poucas coisas na vida são tão prazerosas que dormir ao som de uma bela cantiga cantada pela própria mãe.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Faltou o Benito, caro Cláudio.

    Mas fora esse pequeno deslize, perdoável, claro, o texto escrito pelo amigo me fez engatinhar em direção à infância, quando minha mãe cantava: "tutu marambaia, sai de cima do telhado, deixa o Bruninho dormir sossegado..."

    Em relação às mães, peço licença para plagiar o poetinha naqueles sábios versos: "filhos, filhos... melhor não tê-los. mas se não tê-los, como sabê-los?"

    eu diria: "mães, mães... melhor tê-las..."

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! É isso aí, nada como uma cantiga. Sabe de quem eu me lembrei, né? Maria Lins me ninando com a música da Maria Bonita... rsrsrs

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Devo dizer que fiquei emocionada com esse texto que me remeteu a doces lembranças da minha infância. Lembrei do meu pai cantando com uma voz grave e rouca: "Boi, boi, boi... boi da cara preta...". Ao contrário do que acontece com a maioria das crianças era a voz do meu pai que embalava meus sonhos. Ele era o único capaz de me fazer dormir.

    Por isso, eu acrescento: louvados também todos os pais que embalam os sonhos dos filhos e os fazem despertar para a vida.

    ResponderExcluir